top of page

O ensino da Literatura e as novas tecnologias

  • Foto do escritor: Daiane Kinona dos Reis Borges
    Daiane Kinona dos Reis Borges
  • 17 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2018



Este trabalho acadêmico consiste na apresentação de Atividade Prática Supervisionada – APS, da disciplina Literatura Portuguesa: Poesia. Tem o objetivo de investigar formas para aplicação do conhecimento literário, através de novas tecnologias da informação.


A utilização de recursos tecnológicos modernos e atuais, aliada aos meios de comunicação e informação já inseridos na realidade do aluno, estimula a interação produtiva com conteúdo acadêmico (quando apresentado através desses meios tecnológicos) devido ao grande número existente de estudantes adeptos à essas tecnologias.


As redes sociais se configuram como um grande exemplo de recurso tecnológico a ser explorado no ensino da literatura, possibilitando o desenvolvimento de projetos, pesquisas, produções de texto, entre outras atividades pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem.


Assim, a partir da criação deste blog com conteúdo literário voltado para alunos do

ensino médio e por meio de atividades pedagógicas realizadas através das redes sociais, destacando a vida, o contexto histórico, o movimento literário e algumas obras de um dos maiores autores da literatura portuguesa, Manuel Maria Barbosa du Bocage, manifestamos nossa contribuição, com o intuito de estimular a relação do jovem estudante com a leitura e auxiliar na divulgação da literatura portuguesa para os estudantes brasileiros.



O ENSINO DA LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS


Despertar a atenção dos alunos pode ser um grande desafio para o professor, ainda mais quando o conteúdo abordado não é considerado atrativo pela maioria, trazendo ao aluno a sensação de obrigatoriedade na realização de uma atividade que poderia ser explorada de uma forma mais dinâmica, criativa e prazerosa.


As redes sociais, que se destacam pela popularidade entre os jovens, transformam-se em uma grande ferramenta para a educação, aliando conhecimento acadêmico e informação ao dia a dia dos alunos, devido a praticidade e acessibilidade que oferecem.


A utilização das redes sociais, além de ser uma proposta inovadora e divertida, estimula os desenvolvimentos artístico, literário e cultural dos alunos.


O projeto a ser realizado aborda como tema o autor e tradutor português Manuel Maria Barbosa du Bocage, poeta arcadista e pré-romântico. Foi criado este blog apresentando a história de vida, estilo literário e obras desse autor.


As instruções do projeto e o conteúdo apresentados aqui serão dados aos alunos em sala de aula.


O projeto consistirá em três etapas de avaliação:

• Em sala de aula (1,5 pontos);

• Através do blog do professor (1,5 pontos);

• Por meio da criação de um perfil na rede social "Pinterest" (7 pontos).

Os alunos se dividirão em grupos fixos para realizar as atividades propostas.



METODOLOGIA


Em sala de aula os alunos receberão as instruções do projeto, logo após serem introduzidos na história de vida e estilo literário do autor. Ocorrerá a formação de grupos fixos e a realização da primeira atividade avaliativa.


A primeira atividade avaliativa consiste na elaboração de um texto, contendo no mínimo 5 linhas, sobre a vida de Bocage e o contexto histórico em que viveu. O professor irá recolher e corrigir esse texto, que posteriormente será devolvido aos grupos e utilizado na última etapa avaliativa do projeto.


Na segunda atividade, os alunos deverão realizar comentários em uma das obras postadas neste blog. O comentário de cada grupo deve mencionar características do estilo literário e do autor, assim como conter a interpretação e opinião pessoal da obra comentada. É necessário apenas um comentário por grupo.


A terceira e última atividade, consiste na criação de um perfil, por grupo, na rede social “Pinterest”. Esse perfil deverá conter o texto produzido em sala de aula, referente à primeira atividade avaliativa, que deve ser inserido na descrição de uma das pastas ou em algum post (pin).


O perfil precisa ter, no mínimo 30 “pins”, que deverão ser distribuídos entre pelo menos duas pastas. Estas deverão apresentar um texto explicativo sobre o conteúdo em suas descrições. Todo o material apresentado deve estar relacionado à vida, às obras, ao estilo literário e ao contexto histórico-social de Bocage.


Outro critério exigido nesta última etapa: pelo menos 10 “pins”, dos 30 obrigatórios compartilhados postados, deverão conter uma legenda explicativa.


Esse foi o perfil criado como modelo para inspirar os alunos nessa última etapa:

https://br.pinterest.com/ilhadaliteratura/



REFERÊNCIAS

MASSAUD, Moisés. A literatura portuguesa. São Paulo: Editora Cultrix, 2010.

https://www.todamateria.com.br/vida-e-obocage/

https://www.infoescola.com/literatura/bocage/

http://purl.pt/1276/1/cronologia.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Maria_Barbosa_du_Bocage


 
 
 

Comments


Título 1

Faça parte da nossa lista de emails

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page