top of page

Manuel Maria Barbosa du Bocage

  • Foto do escritor: Daiane Kinona dos Reis Borges
    Daiane Kinona dos Reis Borges
  • 7 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2018


Um pouco sobre Bocage




Um dos autores mais renomados da literatura portuguesa. Suas obras o tornaram polêmico e influente.

Manoel Maria Barbosa du Bocage nasceu no dia 15 de Setembro de 1765, na cidade portuguesa Setúbal, atual capital do distrito de Setúbal e sede de diocese.

Foi o segundo filho do casal José Luís Soares de Barbosa e Mariana Joaquina Xavier l'Hedois Lustoff du Bocage, que tiveram 6 filhos ao todo. José Vicente Barbosa du Bocage, zoólogo português, era seu primo de segundo grau. Seu avô materno foi o almirante francês Gil Hedois du Bocage, a poetisa francesa madame Anne-Marie Le Page du Bocage era tia de sua mãe, que veio a falecer em 1774, quando o autor tinha apenas seis anos de idade. Seu pai foi juiz de fora, ouvidor, e depois advogado, estudou na Universidade de Coimbra e foi preso no Limoeiro em 1771, acusado de ter desviado a décima enquanto ouvidor, só foi libertado em 1777.

O poeta sempre teve ótimos recursos sócio-educacionais e culturais, estudou francês e latim. Desde de jovem era apaixonado por Gertrúdes (referida como Gertrúria em suas obras), mas mesmo assim em 1781, aos dezesseis anos de idade o jovem abandonou seus estudos de Humanidades para alistar-se e servir no Regimento de Setúbal. Foi transferido para a recém-fundada Academia dos Guardas-Marinhas e ingressou na Marinha de Guerra em 1783, porém em 1784 desertou, mas ainda assim foi nomeado guarda-marinha por D. Maria I.

Em 1786 embarcou na nau "Senhora da Vida" rumo a Goa (Índia) e durante seu trajeto conheceu o Rio de Janeiro e Moçambique. Depois de passar por diversas cidades da Índia e segui para Macao, China . Chegou em Lisboa, Portugal em 1780 e encontrou a mulher por quem foi apaixonado, Gertrudes, casada com seu irmão.

Devastado o autor inicia um período de sua vida marcado por um estilo de vida boêmio, vivenciando e publicando obras de maior prestígio social. Aceita o convite e se torna membro da Academia de Belas Letras, fundada por Domingos Caldas Barbosa junto ao auxilio de outros autores, em 1793, posteriormente foi chamada de Nova Arcádia. No ano seguinte Bocage foi expulso da academia.

Foi perseguido e preso pela Inquisição em 1797, por satirizar a Igreja e o poder clerical, na cadeia traduziu poetas latinos e franceses, depois foi transferido para o Convento dos São Beneditinos para uma "reeducação", seguindo para Hospício das Necessidades, até sua liberdade em 1798.

Após sair da cadeia publicou inúmeras obras e veio a falecer aos cinquenta anos de idade, por um aneurisma na carótida, em Lisboa, no ano de 1805.


https://br.pinterest.com/ilhadaliteratura/a-vida-de-bocage/


 
 
 

Comments


Título 1

Faça parte da nossa lista de emails

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page