O Estilo Bocageano
- Daiane Kinona dos Reis Borges
- 7 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2018
As obras de Bocage são distribuídas nos setores fundamentais satírico e lírico, suas sátiras são de cunho pessoal e bilioso. Já na poesia lírica, se destaca mais socialmente, sendo caracterizada pelo pessoalismo e um rebelde libertarismo emocional que também é encontrado nos poemas.

As obras de Bocage são distribuídas nos setores fundamentais satírico e lírico.
Produziu poesia lírica elegíaca, bucólica e amorosa através de idílios, odes, epigramas, cantatas, canções, elegias, epístolas, cançonetas e sonetos, nos quais, manifestaram-se o ápice de seu talento, tanto que é considerado um dos maiores sonetistas da lingua portuguesa, comparado a Antero e Camões.
Seus sonetos utilizam uma adjetivação subjetiva, diabólica, teatral e próxima da alucinação. São compostos por irracionalismo, estertores e confissões dramáticas de experiências cotidianas e coloquiais, que mostram-se "reais", transmitindo a ideia de que ele vivenciou o que escreveu. Essas são características do movimento literário ao qual o autor pertenceu, uma vez que o arcadismo surgiu para tornar a literatura mais acessível e amenizar a sofisticação e complexidade do estilo barroco, que não correspondia a realidade de vida burguesa, distanciando da arte por meio do "empoderamento" nobre presente nas palavras rebuscadas utilizadas nas obras barrocas.
Suas obras sofreram influencias das mitologias grega e latina, às que se enquadravam no convencionalismo neoclássico aparentavam não o realizar completamente, de forma que as normas arcádicas enrijeciam lhe o verso e cortavam lhe a inspiração. Porém, Bocage conseguiu anunciar o fim dos falsos pressupostos da nobreza artística, por meio de seu individualismo, erotismo, linguagem breve e com o sentimento fatalista característico dos pré-românticos.
Obras autorais publicadas em vida:
-"Rimas vol.I",1791;
-"Rimas vol. II", 1799;
-"Rimas vol. III", 1804;
-"A Morte de D. Ignez";
-"A Pavorosa Illusão";
-"Elegia que o Mais Ingénuo e Verdadeiro Sentimento Consagra à Deplorável Morte do Illustríssimo e Excellentíssimo. Sr. D. José Tomás de Menezes";
-"À Puríssima Conceição de Nossa Senhora";
-"Convite à Marília";
-"Queixumes do Pastor Elmano Contra a Falsidade da Pastora Urselina (Egloga)", 1791;
-"Improvisos de Bocage", 1805;
-"A Virtude Laureada", 1805;
-"A Gratidão", 1805;
-"A Saudade Materna", 1805;
-"Mágoas Amorosas de Elmano", 1805.
Obras publicadas após a sua morte:
-"Obras poéticas de Bocage", publicado Desidério Marques Leão, 1812;
-"As Verdadeiras Poesias Inéditas de Manuel Maria Barbosa du Bocage", publicado por Desidério Marques Leão, 1813;
-"Poesias Eróticas, Burlescas e Satíricas", publicado por Inocêncio Francisco da Silva, 1854;
-"Bocage- sua vida e época literária", publicado por Teófilo Braga, 1902;
-"Bocage o Perfil Perdido", publicado por Adelto Gonçalves, 2003.
https://br.pinterest.com/ilhadaliteratura/obras-autorais-de-mmbb/
Comments